quarta-feira, 20 de junho de 2012

Oficina de Editor de Texto turma 2



No dia 20 de abril teve início a Oficina de Editor de Texto e normas da ABNT ocorreram 5 encontros de 4 horas totalizando 20 horas os alunos trabalharam como Tema Gerador o assunto do Projeto Leitura que já haviam escolhido no início do ano. Abaixo segue uma pequena introdução de cada projeto.

ENXAQUECA
A enxaqueca é uma forte dor de cabeça que atinge as pessoas de maneira irregular e frequente. Ela envolve apenas um dos lados da cabeça, por isso também conhecida como hemicrania. Estas dores podem provocar náuseas e vômitos, que geralmente são generalizadas. Trata-se de uma das doenças mais comum do sistema nervoso. O tratamento desta doença tende em encontrar uma maneira de evitar as fortes dores e para isto tomam-se vários remédios para ver seus efeitos. 
A escolha deste assunto justifica-se pelo fato da enxaqueca atingir cerca de 72% da população brasileira, sendo que ela é três vezes mais comum nas mulheres do que nos homens. Decidimos que queríamos nos aprofundar neste tema, já que é um mal que afeta a maioria da população brasileira.
Temos por objetivos verificar o que é a enxaqueca, os tipos de enxaqueca, quais as causas, seus sintomas, tratamentos e cura, mitos e verdades sobre a enxaqueca, por que a enxaqueca afeta mais as mulheres, além de realizar uma entrevista com alunos do ensino médio e com um especialista desta área.
Aluna: Jéssica Frantz

CONJUNTIVITE
De acordo com a revista medicina e saúde, do ano três, a conjuntivite é a inflamação da conjuntiva fina, membrana que cobre a parte fina do globo ocular e a superfície interna das pálpebras. Tem por causas o traumatismo, pode ser decorrente de exposição ao sol, poeira, vento. As infecções podem ser causadas por estreptococos, estafilococos gonococos ou outras bactérias. Seus sintomas são: na conjuntivite traumática possui vermelhidão, coceira, ardência e lacrimejamento. Na conjuntivite infecciosa, além de ter os sintomas da traumática, tem corrimento purulento dos olhos. E na conjuntivite alérgica, além da vermelhidão, ardência, lacrimejamento, coceira dos olhos e das pálpebras, é frequente a ocorrência de corrimento nasal e irritação na garganta. O tratamento para a traumática é à base de colírios adstringentes suaves, para a infeciosa é colírio a base de antibióticos, para a alérgica é colírios a base de anti-histamínicos ou cortisona. A conjuntivite infecciosa é contagiosa, pode ser prevenida através de medidas higiênica, evitando a promiscuidade e o uso de objetos em comum. 90% dos casos de conjuntivite são causadas por vírus por causa da queda da umidade do ar presentes no inverno e 10% dos casos ocorre no verão por termos um maior contado com águas poluídas e clorificadas.
Justifica-se o fato de a conjuntivite ser uma inflamação que cobre a parte branca do globo ocular e a superfície interna das pálpebras. Escolhemos este assunto para aprofundar nossos conhecimentos, nos diversos tipos de conjuntivite. Através de idas semanais a biblioteca Monteiro Lobato e uma ida a biblioteca central da UNISC. Descobrimos que a conjuntivite traumática tem por causas a vermelhidão, coceira, ardência e lacrimejamento. A infecciosa possui corrimento purulento do olho, a alérgica possui frequente ocorrência de corrimento nasal e irritação na garganta. A tóxica ocorre com frequência em crianças recém-nascidas devido ao uso de colírios (Nitrato de prata 1%). A bacteriana é causada por um vírus semelhante a da gripe.
Temos como objetivo definir o que é conjuntivite, verificar suas causas, averiguar possível prevenção, saber quais os tratamentos adequados a cada tipo, saber quais os sintomas, quais os tipos, o tempo de duração, além de aprofundar ainda mais nossos conhecimentos entrevistando um oftalmologista.
Aluna: Karina Beatriz Lauschner e Luana B. Fritzen

CORES E DORES DO PRECONCEITO
 O racismo é uma tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas destintas e superiores umas as outras, normalmente relacionando características físicas hereditárias a determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré consebidas que valorizam as diferenças biológicas entre os seres humanos, atribuindo superioridade a alguns de acordo com a matriz racial.
             O racismo é um preconceito contra um “grupo racial”, geralmente diferente daquele a que pertece o sujeito, e, como tal, é uma atitude subjetiva gerada por uma sequência de mecanismos sociais.
             O racismo tem assumido formas muito diferentes ao longo da história. Na antiguidade, as relações entre povos eram sempre de vencedor e perdedor. Estas existiam independentemente da raça, pois muitas vezes povos de mesma matriz racial guerreavam entre si, e o perdedor passava a ser cativo do vencedor, neste caso o racismo se aproximava da xenofobia. Na Idade Média, desenvolveu-se o sentimento de superioridade xenofóbico de origem religiosa.
             Justifica-se a escolha deste projeto, pois no mundo inteiro há uma discriminação muito grande contra os negros, muitas pessoas acham mais fácil apontar o dedo e dizer que racismo é criar cotas contra negros, mas ninguém procura esclarecimentos sobre o assunto. Tem mesmo gente que passa a vida toda sem sequer conhecer um médico negro, mas quem sabe eles não gostam de medicina, ou então não tem oportunidades de cursar uma faculdade. Nas novelas, há algum tempo, o negro sempre desempenhava papel de empregado doméstico ou motorista, sendo que apenas no ano de 2004 surgiu uma protagonista negra em uma novela que não tiesse uma conotação histórica.
           Temos como objetivos, conhecer como o racismo é tratado em sala de aula, averiguar como os negros são tratados em seu local de trabalho, saber qual o papel dos educadores frente a discriminação, retratar um pouco mais sobre o dia do rascismo, entrevistar uma pessoa negra ou mulata, e também um integrante do grupo de combate ao racismo.
Aluna: Ana Paula Vogt

DIVERSIFICAÇÃO DA PROPRIEDADE RURAL
Diversificação é a produção de diferentes culturas na propriedade de forma a promover a subsistência da família e a sua sustentabilidade financeira, é necessário para satisfazer a necessidades econômicas, sociais e culturais da propriedade e da comunidade, as ações devem ser ecologicamente corretas, numa combinação que promova sustentabilidade da propriedade, dando melhores condições de trabalho, de conservação e de preservação dos recursos naturais, a sustentabilidade em uma propriedade rural tem como prioridade o equilíbrio do que vai ser produzido com os recursos naturais e com o meio, principalmente, a forma como vai ser produzido, pois uma propriedade rural é produtiva e saudável quando prevalece a harmonia entre o meio e o manejo adequado da propriedade, estas questões refletem diretamente no que chamamos de sustentabilidade.
Justificamos este assunto, pois nossas famílias vivem no meio rural, onde necessitamos de diversificação para obter uma melhor fonte de renda
Temos como objetivos neste projeto de pesquisa: saber o que diversificação; Identificar as diferentes culturas usadas na diversificação das propriedades rurais; identificar os passos necessários para diversificar a propriedade; descobrir qual e a importância da diversificação na agricultura familiar. 
Alunos: Greici Daiani Horbach e Regis Leonardo Bohnen


AGROTÓXICOS
Agrotóxicos são produtos e agentes físicos, químicos ou biológicos destinados à produção, ao armazenamento ou ao beneficiamento de produtos agrícola, cuja finalidade seja alterar a composição da flora e da fauna, a fim de preserva-la da ação danosa de seres vivos considerados nocivos.
Os agrotóxicos podem ser muito importantes para proteger as culturas do ataque de pragas, doenças e plantas daninhas, mas podem ser danosos se usada de forma inadequada.
É evidente que substancias químicas tóxicas a tão grande numero de animais, dos mais diversos tipos, são nocivos também ao homem. Na verdade são milhares de casos de envenamento por uso de inseticidas notificados todos os anos em todo o mundo principalmente menores de 18 anos e maiores de 60 anos ou gestantes, ou seja, justamente as pessoas em que esta proibida sua utilização.
Com esses dados optamos pela escolha do projeto sobre agrotóxicos para conhecermos mais este produto em que tanto ouvimos falar em nosso dia a dia.  
Objetivamos, portanto com este projeto conhecer a historia dos agrotóxicos, a definição e os conceitos dos agrotóxicos, seus métodos de aplicação, conhecermos mais qual deve ser o cuidado com os agrotóxicos, saber a importância do uso do EPI e a destinação final dos agrotóxicos. 
Alunos: Danrlei J. Frantz e Marcelo H. Bender

REFLORESTAMENTO
Reflorestamento é o ato de plantar árvores onde não há, ou em locais onde houve desmatamento, contribui para poupar as florestas nativas quando se deseja florestas para exploração econômica, é uma fonte de renda, mas é preciso ter o cuidado para não reflorestar em locais onde a lei não permitirá cortes futuros. De acordo com o Código Florestal Brasileiro, devem-se manter intocadas as margens de cursos d’água e as proximidades das nascentes não podem ter sua vegetação explorada, entretanto, o agricultor pode dispor do restante das suas terras como bem desejar. O reflorestamento na Região Sul do Brasil, por exemplo, totalizava em 1990, uma área de 1,8 milhões de hectares, desse total, o Rio Grande do Sul participava com 22%, Santa Catarina com 26,4%, e o Paraná com 51,1% .O patrimônio florestal brasileiro é constituído por aproximadamente 566 milhões de hectares de florestas, que ocupam 67% da superfície do País, equivalendo a 376 hectares por habitante. Essa floresta natural é importante para o patrimônio do Brasil, pois proporciona significativo beneficio social, ambiental e econômico do País.
            Escolhemos este assunto, pois é um algo interessante, as pessoas deveriam dar mais valor, pois, alguns destroem a natureza e parece que esquece que ela nos fornece ar puro, melhor qualidade de água, diminuição de enchentes, redução de erosões, etc. As florestas nos fornecem muitos benefícios importantes para a sociedade e o proprietário.
            Objetivamos com este projeto a descobrir o que e reflorestamento, conhecer quais espécies reflorestar, como devem ser as mudas e sementes florestais, qual o manejo adequado para o preparo do solo, verificar como ocorre o reflorestamento com eucalipto e árvores nativas, averiguar qual o melhor tratamento para controle de formigas, constatar a importância das florestas e quais as vantagens do reflorestamento.
Alunos: Élvis Tavares e Letícia Carine Wermuth

ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS
A administração de medicamentos é uma tarefa séria e de responsabilidade. Para sua execução, é necessária a aplicação de vários princípios científicos que fundamentam a ação dos profissionais, promovendo a segurança necessária do paciente e do próprio profissional. Administração de medicamentos é um processo multidisciplinar num multissistema, que envolve profissionais como médicos, farmacêuticos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem.
            Temos interesse em aprofundar os estudos sobre a Administração de Medicamentos, pois o número de mortes está aumentando, pelo uso inadequado de medicamentos, além disso, pela falta de cuidados no preparo dos mesmos, para que não traga efeito contrário ou provoque alguma doença no paciente.
Temos como objetivos, descrever o que é a administração de medicamentos, identificar as vias de administração, listar os cuidados a serem tomados no preparo de medicamentos, observar também a atenção que devemos ter com o uso excessivo de medicamentos.
Aluno: Mathias Dupont

ENERGIAS RENOVÁVEIS
É impossível imaginar o mundo sem indústrias, máquinas e tecnologias em geral. Porém para o funcionamento de praticamente tudo é necessário a utilização de energia. Atualmente, o homem precisa focar-se na preservação do planeta e uma das melhores medidas de cuidá-lo é através do desenvolvimento de fontes alternativas de energia, não poluentes e renováveis.
Justificamos a escolha deste assunto, pois 2012 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como o “Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos”. Fato o qual comprova que as formas de se produzir, consumir e distribuir energia, influência diretamente na diminuição da pobreza, além de favorecer a redução das mudanças climáticas, melhorando as condições e a qualidade de vida para a maioria da população mundial.
Objetivamos com este projeto conhecer os diversos tipos de energias, sendo elas renováveis ou não, observar a forma de obtenção de tais, citar as principais vantagens do uso das mesmas, além de entrevistar profissionais da área de modo a saciar nossas dúvidas e curiosidades.
Aluno: João Miguel Rabuske

Alunos que participaram da oficina