sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Planejamento da Ação Social


Turma 1 Ação: Defensivos Naturais

A ação dessa turma é DEFENSIVOS NATURAIS onde pretendem realizar uma palestra para os alunos da escola explicando porque temos que usar os defensivos naturais em vez de agrotóxicos, elaborarem um folder com alguns defensivos naturais, fazer uma distribuição destes folders no dia da palestra e para os alunos e a comunidade.

A turma optou por essa ação, pois, a maioria dos alunos não são filhos de agricultores, mas possuem uma pequena horta na sua casa, preocupados com a saúde humana e com o meio ambiente resolveram realizar uma ação sobre os defensivos naturais que são produtos que estimulam o metabolismo das plantas quando pulverizados sobre elas. Estes compostos, geralmente preparados pelo agricultor, não são tóxicos e são de baixo custo. Podemos citar os biofertilizantes enriquecidos, cinzas, soro de leite, enxofre, calda bordalesa, calda sulfocálcica, etc. Os inseticidas naturais podem ser preparados a partir de plantas ou minerais não tóxicos à saúde humana e ao ambiente.


Turma 2 Ação: Jovem no Meio Rural

A ação dessa turma é JOVEM NO MEIO RURAL, onde pretendem entrar em contato com uma pessoa que possa dar uma palestra falando sobre a importância de o jovem permanecer no meio rural, fazer a criação de convite e cartazes para colocar na comunidade.

O meio rural brasileiro está ficando somente com as pessoas idosas para produzir alimentos, pois os jovens não mais estão ficando na propriedade para "tocar" o negócio dos pais. Preferem imigrar para o meio urbano em busca de "emprego" ao invés de empreender no meio rural e continuar os negócios da família; ser empregados do que donos do seu próprio negócio.

É um paradoxo inexplicável, se analisarmos que os filhos já são donos de um negócio e mesmo assim preferem buscar um "emprego" na cidade, embora sabendo que é uma mão de obra sem qualificação para as empresas industriais. Necessitamos encontrar alternativas para fazer o refluxo e principalmente sensibilizar esses jovens de que sua vocação é o manejo da terra.

Vamos tentar buscar alternativas para diversificar as propriedades, não somente a cultura do tabaco como fonte de renda, e sim novas fontes para plantio. Não parar de plantar fumo, mas ter uma segunda alternativa de plantio.

Todos os alunos dessa turma são filhos de pequenos agricultores.


Turma 3 Ação: Reflorestamento da pequena propriedade

A ação dessa turma é REFLORESTAMENTO DA PEQUENA PROPRIEDADE onde pretendem parar os carros que passam na frente da escola e distribuir mudas de árvores nativas, colocarem uma fita verde na antena do carro e falar sobre a importância de reflorestar.

Todos alunos dessa turma são filhos de pequenos agricultores e estão preocupados com a pequena propriedade onde morram querem promover a biodiversidade pela implantação de reflorestamentos para a reconstituição de florestas nativas, pois muitas foram destruídas pelos pais ou avôs. Uma aluna diz: “Precisamos fazer o reflorestamento urgente em virtude de começarmos a sofrer as consequências de problemas que estamos vivenciando atualmente como o aquecimento global, o assoreamento de rios e enchentes, a poluição e a falta de água”


Turma 4 Ação: Reflorestamento da mata ciliar

A ação dessa turma é REFLORESTAMENTO DA MATA CILIAR, onde pretendem conseguir mudar para plantar na margem do arroio e distribuir para os moradores que moram perto do arroio, também criar um folder com as novas leis do código florestal.

A turma é composta por filhos de agricultores e se preocupa com a mata ciliar que está localizada na sua propriedade. A Mata ciliar é a formação vegetal nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes. Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente", com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão específica de acordo com a largura dos rios, lagos, represas e nascentes.